terça-feira, 19 de junho de 2012

Síndrome do Pronador Redondo ( cotovelo)

Cursos 24 Horas

Cursos Online 24 Horas

Cursos 24 Horas - Cursos Online com Certificado



      A síndrome do pronador redondo é uma das síndromes compressivas que ocorrem logo abaixo do cotovelo na região do músculo pronador redondo. 
      Mesmo sendo nominada como sindrome do pronador não é apenas a compressão do nervo pelas cabeças umeral e ulnar desse músculo a causa dessa síndrome. Outras possíveis causas de compressão do nervo mediano nessa região são a persistência da artéria mediana, o lacerto fibroso do bíceps e a arcada dos flexores superficiais dos dedos. 
Em geral é confundido com síndrome do túnel do carpo, inclusive no exame de eletroneuromiografia. 
As diferenças são piora com movimetação da região de causa dos sintomas, tinel presente na região do pronador redondo, persistência durante o dia e o formigamento não apenas dos dedos indicador e médio mas da palma da mão também. 
Estima-se que cerca de 5% dos diagnósticos da síndrome do túnel do carpo na verdade sejam síndromes do pronador redondo. 
Em casos de recidiva do túnel do carpo oriento reavaliação e pensar na possibilidade dessa síndrome ou da síndrome do desfiladeiro torácico. 
O tratamento geralmente é conservador com acupuntura, medicações, alongamentos e orientação do paciente. 
Na falha do tratamento conservador a cirurgia pode ser realizada para liberação do nervo mediano e do nervointerósseo anterior. 
Em minha experiência já encontrei músculos pronadores anômalos, hiperpressão do lacerto, compressão na arcada dos extensores superficiais dos dedos e um caso de persistência da artéria mediana. Esse último foi o mais complexo. 
Oriento não apenas eletroneuromiografia mas artrotomografia com reconstruçao 3D como possibilidade de exames pré-operatórios




Nenhum comentário:

Postar um comentário