quinta-feira, 7 de junho de 2012

MANUSEIO DE CARGAS COM SEGURANÇA




   Mesmo com o auxilio mecânico para o levantamento de cargas, encontramos certas coisas que precisam ser feitas manualmente. Para evitar distensões de mau jeito nas costas, temos que fazê-lo corretamente. Isto já foi dito várias vezes, porém ainda ocorre muita lesão por levantamento de pesos.
  Consideremos algumas coisas que temos de levantar manualmente. O que pesa mais? O que é mais difícil de manusear? 
  Pense nisso enquanto falamos nos principais pontos sobre levantamento de peso com segurança. A proteção das mãos é de máxima importância. Ao levantar materiais com bordas cortantes ou superfície áspera, use luvas para proteger suas mãos. Devemos evitar o pinçamento de dedos e cortes nas mãos.
    Mesmo que você esteja usando luvas, deve certificar-se de que suas mãos não correm riscos, não podem ser atingidas por alguma projeção no momento do levantamento, e que a mesma não atingirá os pés.
     A firmeza dos pés é essencial para se tentar levantar um objeto de qualquer peso substancial. Muitas
distensões resultam da perda do equilíbrio. Com isso o peso da carga é lançado sobre os músculos das costas.
   A posição dos pés determina se você está ou não bem equilibrado. Eles devem estar ligeiramente separados um do outro. Dobrar os joelhos para levantar o peso com os músculos da perna é o requisito básico de segurança.
    Se estiver pegando uma caixa, posicione-a em diagonal pegando pelos cantos opostos. A coluna deve ficar quase reta. Se encurvar a coluna em demasia poderá ocorrer lesões graves na coluna vertebral. Lembre-se que a coluna é composta de pequenas vértebras intercaladas com um disco gelatinoso. A compressão então deve ser no sentido vertical.
   Após levantada a carga, mantenha próxima ao corpo para evitar esforços nos músculos dos braços e manter o equilíbrio da pessoa. Antes de levantar deve ser feita uma avaliação para ter certeza de que, ao erguê-la poderá traze-la próxima ao seu corpo.
    Levantar lentamente é outra recomendação básica de segurança. Coloque lentamente sua força no levantamento. Levante lentamente esticando suas pernas, mantendo as costas retas e a caixa próxima ao corpo. Se a carga for muito pesada, logo no início você poderá retornar a carga para a posição original.   
    Peça ajuda quando precisar e não hesite em fazer isto. Apresentamos a seguir alguns conselhos:
-   Dimensione a carga primeiro, não tente ser o mais forte. Na dúvida peça auxílio;
-   Certifique-se de que está com os pés firmes no chão e verifique os desníveis do local, se existir;
-   Mantenha os pés ligeiramente separados, uns 30 centímetros um do outro;
-   Coloque seus pés próximo à base do objeto. Isto é importante porque evita colocar toda a carga sobre os músculos das costas;
-   Dobre seus joelhos, mantendo suas costas retas e o mais vertical possível.

   As botas de segurança com biqueira de aço previnem possíveis acidentes com projeções de objetos sobre os pés Levantamento de cargas representam muitos problemas no trabalho em relação a acidentes típicos ou problemas relacionados com a saúde do empregado.
  Assim sendo, procure utilizar a força dos músculos das pernas e braços, pois costas não possuem músculos para essa finalidade.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário