quinta-feira, 7 de junho de 2012

LESÕES NAS COSTAS


      


      Lesões repetidas nas costas podem se tornar crônicas e pode causar anos de sofrimento, encurtar os altos produtivos do trabalhador e provavelmente acabar com a alegria da aposentadoria durante muitos anos.
     Podemos evitar estas lesões nas costas?
Sim.
  Se reconhecermos algumas de suas causas e procurar evitar males maiores. A maioria das lesões nas costas resulta das seguintes causas:
-       Levantamento de cargas com o corpo em posição errada;
-       Levantamento de objetos abaixo do nível do solo;
-   Tentativa de ser o forte, ou seja, levantar pesos acima da capacidade da pessoa;
-   Escorregões quando transportando objetos ou operando ferramentas;
-   Giro do corpo nos calcanhares quando se levanta ou carrega objetos;
-   Posição de trabalho incorreto e freqüente.
    A maioria de vocês já sabem como levantar do chão um peso corretamente? 
   Todos nós temos limitações quando temos de levantar um peso, pois nosso organismo não foi moldado como levantador e transportador de cargas. Se um objeto pesa acima de 40 kg, solicite ajuda de um guincho para içá-lo. Para transportá-lo solicite a presença de um equipamento apropriado. Sua condição física, constituição e estrutura orgânica tem muito a ver com sua capacidade de levantar e transportar objetos pesados. Não faça mais do que dá conta.
Em locais onde o terreno é irregular o risco ainda é maior. Solicite ajuda aos companheiros. Nunca gire o corpo ao levantar ou transportar objetos pesados, mude a posição dos pés.
Sua coluna e músculos não foram preparados para suportar pressão ou tensão superior a determinados limites característicos de cada um.

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário