terça-feira, 19 de junho de 2012

Síndrome de Impacto no Ombro

Cursos 24 Horas

Cursos Online 24 Horas

Cursos 24 Horas - Cursos Online com Certificado


   

Síndrome de Impacto no Ombro


O que é a síndrome de impacto?
O nome síndrome descreve em medicina um conjunto de sinais e sintomas presentes numa patologia que envolve vários órgãos ou regiões. No caso da síndrome de impacto do ombro, a patologia esta restrita ao ombro porém envolve tendões, cápsula, bursa, músculos. Em estágios mais avançados lesa a cartilagem articular ou seja pode atirgir todas as estruturas ao redor do ombro.

Como ocorre a síndrome de Impacto?
A síndrome de impacto ocorre quando a região supero lateral do úmero colide contra alguma região do arco coraco acromial. O arco coraco acromial é formado pelo acrômio, ligamento coraco acromial e processo coracóide. Esse impacto é chamado de impacto externo.
Temos também o impacto interno que ocorre entre a mesma região do úmero e a borda superior da glenóide ( osso da junta do ombro onde a cabeça do úmero de articula). Na Sindrome de Imapcto o que colide, na verdade, não é o osso e sim as estruturas que estão entre os ossos ou seja os tendões e a bursa.

Quais estruturas são lesadas na síndrome de impacto ?
As estruturas que mais sofrem na síndrome de impacto são os tendões do manguito rotador, principalmente o supra espinal. Inicialmente o tendão inflama e surge uma tendinite, com o passar dos meses e dos anos, sem tratamento, o tendão mostra alterações crônicas de espessamento e degeneração que caracterizam a tendinose. Caso a doença evolua surgem as microrupturas e o tendão arrebenta. A rutura do tendões na síndrome de impacto pode ocorrer expontaneamente, porém, comumente ocorre depois de um pequeno trauma. 

Quais os sintomas da síndrome de impacto?
A síndrome de impacto provoca dor durante os movimentos do ombro, em geral não há dor durante o repouso, alguns pacientes também reclamam de dor noturna, principalmente quando deitam sobre o ombro doente. O exame clínico com as provas de Neer e Hawkins em geral são positivas. 

Quais as causas da síndrome de impacto?
A síndrome de impacto é causado por um imbalanço muscular no ombro. Quando levantamos o braço contraímos vários músculos sinergicamente .Esses músculos devem estar balanceados para que a resultante do movimento não produza atrito ou impacto em nenhuma direção. Quando a força de elevação do músculo deltóide não é adequadamente balanceado pelos tendões no manguito rotador surge uma resultante de ascenção da cabeça do úmero que colide contra o arco coraco acromial.
Como é feito o diagnóstico da síndrome de impacto do ombro?
O diagnóstico da síndrome de impacto é clínico. Os exames complementares ajudam na determinação da extensão das lesões. O exame de radiografia simples pode mostrar algumas alterações ósseas com osteofitos e esporões e esclerose na região da grande tuberosidade e na região antero inferior do acrômio. O exame de ultrassom também mostra as lesões, porém, o exame com padrão ouro para diagnóstico das lesões na síndrome de impacto é o exame de ressonância.

Como é feito o tratamento da síndrome de impacto?
A chave do tratamento da síndrome de impacto é o reestabelecimento do equilíbrio muscular do ombro. Em geral isso é conseguido através do reforço dos musculos do manguito rotador ,  principalmente dos rotadores internos e externos ( subscapular, infra espinal e redondo menor). Outras medidas fisioterápicas podem ser necessárias como por exemplo o alongamento da cápsula posterior.
Em fases mais avançadas quando o paciente exibe lesões tendinosas ( tendinose ou ruptura do tendão) podemos indicar a a cirurgia. Principalmente nos pacientes que não responderam ao tratamento fisioterapico e também naqueles com ruptura do tendão afim de reinseri-los no osso.

Como é feita a cirurgia para tratamento do síndrome de impacto?
Hoje em dia preferimos a cirurgia artroscopica com a reinserção dos tendões lesados e desbridamento dos osteófitos.   

                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário