A grande maioria dos
acidentes envolvendo os guindastes, atinge trabalhadores embaixo ou próximos a
cargas suspensas, quando as mesmas caem devido a amarração, ganchos e estropos
inseguros.
Os cabos e os
prendedores devem ser examinados diariamente e inspecionados completamente pelo
menos uma vez por semana e mais freqüentemente ao aproximar de sua vida útil. O
número de arames quebrados, a quantidade de desgaste dos arames externos e a
evidência de corrosão são indicadores.
Se um cabo de 6 por 19
ou de 6 por 25 tiver seis arames partidos numa perna, esta seção de cabo estará
seriamente comprometida. Os ganchos deterioram devido à fadiga e à má prática
de içar a carga em um ponto, o que faz com que o gancho se abra. Se você
encontrar um gancho nestas condições, substitua-o. Um gancho giratório minimiza
o esforço e o desgaste provocado pelo giro da carga durante um içamento. Um
gancho de segurança possui um trinco que impede o estropo de sair.
A operação de um
sistema de guindar em terreno macio ou inclinado é perigosa. O guindaste deve estar sempre nivelado antes de ser colocado em operação. As sapatas de apoio
dão uma estabilidade confiável somente quando usadas em terreno firme. A
sobrecarga é uma causa freqüente de acidentes sérios, como o tombamento,
colapso da lança e falha de cabos. Todos os fabricantes estabelecem os limites
de carga de segurança para diferentes ângulos de inclinação da lança. Os
limites especificados na tabela de carga nunca devem ser excedidos, além das
instruções de operações devem ser seguidas.
Antes de sair do
guindaste, por qualquer razão, aplique os freios, calce as rodas, trave a lança
e coloque alavancas e controle em neutro.
Observe antes de
iniciar os trabalhos as condições do terreno, inclinações e posicionamento do
guindaste em relação a fiação aérea.
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