As baterias
comuns de automóveis parecem inofensivas. Isso pode representar o maior perigo,
porque muitas pessoas que trabalham com elas ou próxima delas parecem
desatentas em relação a seus riscos em potencial.
O resultado é
o crescente número de acidentes no trabalho relacionados com o mal uso ou abuso
das baterias.
Muitos dos
acidentes podem ser evitados se respeitarmos os principais riscos da bateria.
- O
elemento eletrolítico nas células das baterias é o ácido sulfúrico diluído, que
pode queimar a pele e os olhos. Mesmo a borra que se forma devido o derrame do
ácido é prejudicial a pele e os olhos;
- Quando
uma bateria está carregada, o hidrogênio pode se acumular no espaço vazio
próximo da tampa de cada célula e, a meios que o gás possa escapar, uma
centelha pode inflamar o gás aprisionado e explodir.
O controle
desses riscos é bastante simples. Quando você estiver trabalhando próximo a
baterias, use as ferramentas metálicas com muito cuidado. Uma centelha
provocada pelo aterramento acidental da ferramenta, pode inflamar o hidrogênio
da bateria. Por este mesmo motivo nunca fume ou acenda fósforos próximos a
baterias. Ao abastecer a bateria com ácido, não encha com excesso ou derrame.
Se houver o derrame, limpe-o imediatamente, tomando cuidado para proteger os
olhos e a pele. O pó formado pelo acúmulo de massa seca, pode facilmente penetrar
nos seus olhos. Portanto proteja-os com óculos de segurança.
O abuso da
bateria pode eventualmente causar vazamentos de ácidos e vazamentos de
hidrogênio que encurtam sua vida e que podem ser perigosos para qualquer um que
esteja trabalhando próximo. O recarregamento da bateria provoca o acúmulo de
hidrogênio, que é altamente inflamável. Assim, faça o recarregamento ao ar
livre ou num local bem ventilado, com as tampas removidas. Primeiro ligue os
conectores tipo jacaré do carregador nos pólos e posteriormente ligue o
carregador na tomada de alimentação.
Qualquer fonte
de centelhas durante a recarga pode causar uma explosão. Fique atento
especialmente em relação ao centelhamento quando se tentar jumpear uma bateria
descarregada. Estas pontes (jumpers)
podem provocar um arco voltaico e centelhas que podem inflamar o hidrogênio.
Nunca ligue
cabos pontes dos terminais positivos aos terminais negativos. Ao fazer isto, os
componentes elétricos serão queimados se for feita uma tentativa de dar partida
no veículo.
Nunca ligue os
terminais da bateria com cabos pontes enquanto o motor estiver funcionando. A
colocação dos terminais em curto pode criar centelhas que podem inflamar o
hidrogênio criado pelo carregamento.
Finalmente,
nunca verifique uma bateria colocando-a em curto com uma chave de fendas ou
qualquer metal.
As centelhas
podem inflamar o hidrogênio na bateria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário